Conselho Geral

Presidente do Conselho Geral

Professora Doutora

Susana Mira Leal

Mensagem da Presidente do Conselho Geral

A Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) foi criada pela Universidade dos Açores (UAc) em março de 1999, e formalmente reconhecida em 2000 através da Portaria n.º 674/2000, de 13 de março, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 92, de 18 de abril). Em 2012,  o Governo Regional dos Açores reconhece à FGF o estatuto de utilidade pública.

Ao longo da sua existência, a FGF tem cumprido um papel fundamental no apoio à atividade científica e tecnológica da Universidade dos Açores, gerindo uma carteira de projetos de investigação e de prestação de serviço participadas e/ou lideradas por docentes e investigadores da UAc.

A sua equipa técnica jovem e cada vez mais capacitada tem permitido um apoio fundamental às unidades de investigação da UAc e uma resposta adequada e eficiente aos desafios e oportunidades que os vários programas de financiamento, de âmbito regional, nacional e europeu, têm proporcionado, trabalhando em articulação e complementaridade com as estruturas de gestão de ciência da Universidade dos Açores.

Hoje a FGF apresenta-se com uma imagem renovada e ganhou maior visibilidade na comunidade. Atribui anualmente o prémio Ana Neto ao melhor diplomado em Biologia, em memória da professora e investigadora que lhe empresta o nome, precocemente falecida, e tem desenvolvido e apoiado algumas iniciativas de natureza social e cultural, uma ação que deverá reforçar nos próximos anos através do apoio a projetos específicos da UAc.

Conselho Diretivo

Presidente do Conselho Diretivo

Prof. Doutor

José Noronha Rodrigues

Vice-Presidente do Conselho Diretivo

Mestre

Carla Cristina Soares Ramalho

Vogal do Conselho Diretivo

Prof. Doutor

Vítor Manuel da Costa Gonçalves

Fiscal Único

UHY Oliveira, Branco & Associados, SROC, LDA

Dr.

Manuel Branco

 

São órgãos da Fundação: o Conselho Geral, o Conselho Diretivo e o Fiscal Único.

O Conselho Geral é composto pela presidente, Professora Doutora Susana Mira Leal e pelos membros, Prof.ª Doutora Suzana Nunes Caldeira, Prof. Doutor Francisco Cipriano da Cunha Martins, Prof. Doutor Adolfo Fernando da Fonte Fialho e Doutor Artur José Freire Gil vice-reitores, Professor Doutor Alfredo Emílio Silveira de Borba, representante dos presidentes das unidades orgânicas de ensino e investigação, Professor Doutor Paulo Vieira Borges, representante dos diretores das unidades de investigação e desenvolvimento, Professor Doutor Vasco Manuel Verdasca da Silva Garcia, 3.º reitor da Universidade dos Açores (UAc), Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, 4.º Reitor da UAc, Professor Doutor Jorge Manuel Rosa de Medeiros, 5.º reitor da UAC, Professor Doutor João Luís Roque Baptista Gaspar, 6.º reitor da UAc, Dr. António Bensaúde de Castro Freire, Professor Doutor Roberto de Sousa Rocha Amaral e Dr. João Paulo Alvão Serra de Medeiros Constância, individualidades designadas nos termos da alínea h) do número 2 do artigo 10.º dos Estatutos da FGF.

Por deliberação extraordinária do Conselho Geral, de 26 de janeiro de 2023, e de proposta fundamentada da Reitora da Universidade dos Açores e Presidente do Conselho Geral da FGF (Professora Doutora Susana da Conceição Miranda Silva Mira Leal) foram designados como membros do Conselho Diretivo o Prof. Doutor José Noronha Rodrigues, na qualidade do Presidente, o Prof. Doutor Vítor Manuel da Costa Gonçalves, na qualidade de vogal e a Mestre Carla Cristina Soares Ramalho, na qualidade de vogal com funções executivas, posteriormente eleita Vice-Presidente, em reunião de Conselho Diretivo de 27 de fevereiro de 2023, data em que presente deliberação extraordinária produzia efeitos.

O fiscal único é designado pelo Conselho Geral sob proposta do reitor da Universidade dos Açores, de entre revisores oficiais de contas ou sociedades de revisores oficiais de contas. Atualmente é representado pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas UHY & Associados, SROC, Lda., na pessoa do Dr. Manuel Luís Fernandes Branco.